espaço de mau feitio, alguma reflexão, música e outras panóplias coloridas

28
Mar 11

 

Dizem que não vão baixar as pensões, que a haver aumentos, serão sobre o imposto sobre o consumo, as pensões e reformas ficarão intocadas e intocáveis. Estou mais descansada, agora que todo o Zé Povinho paga sobre o consumo. Ao menos ninguém mete as patas na minha pensão de milhares de euros que tão pouco custou a ganhar.

É este populismo que me irrita de sobremaneira. Todos sabemos que as pensões a reduzir são uma realidade, ou melhor, a forma de atribuição dessas pensões e da respectiva acumulação com outros vencimentos. Este ponto tem efectivamente de ser atacado por qualquer governo, seja ele de que partido(s) for. Mas ditas as coisas como Passos Coelho disse, terá havido muita gente que ficou a pensar que seriam os pensionistas cujo vencimento é absolutamente miserável que seriam protegidos. Mas não passou, na minha canhota e sempre enviesada forma de escutar a políitica, de uma forma de tentar educar os dotes de oratória que invejará em Paulo Portas, porque o PSD aumentará o imposto sobre o consumo. Basicamente, o que o senhor quis dizer foi mais ou menos isto: sim, senhor telespectador, não diminuiremos as pensões, nem as que são absolutamente obscenas, mas não se preocupe que arranjaremos maneira de ir ao seu bolso. De uma forma ou de outra. Promessa de político astuto.

Que ainda nem ganhou as eleições, mas ganhá-las-á, que o povo só não quer lá o Sócrates porque tem a memória cheia e o espírito crítico atarefado a tentar escolher entre os bens essenciais aquele que não poderá vir para casa este mês.


 

(vinhamos a discutir isto no autocarro um destes dias quando uma senhora, bem composta e com os seus sessenta e qualquer coisa, nos interrompe para dizer que era pena que ninguém a tivesse feito reflectir nisso, que o povo hoje come e cala e desaprendeu de pensar; eu creio que não, creio que de tanta gente execrável que habita no mundo da política, havemos de encontrar um bom sentido ou, na pior das hipóteses, um mal menor, tudo menos acomodar e emprenhar pelos ouvidos)

publicado por Vita C às 17:20
Etiquetas:

Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11

14
15
16
17
18

21
22
24
25
26

30


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Visitantes
Por aqui
online
blogs SAPO