espaço de mau feitio, alguma reflexão, música e outras panóplias coloridas

10
Jun 10

Em 1991, por este dia, eu tinha 10 anos (faria os 11 em Dezembro). Faço anos entre avôs, uma semana depois do meu avô paterno e uma semana antes do meu avô materno.
Dizia eu, em 1991, por esta altura, eu tinha 10 anos. E tinha apenas sabido de uma morte na família, a da minha avó Júlia, cuja memória nem sempre trago bem fresca. E tinha-a sabido pelo meu avô Zé Maria.

Mas, dizia eu, em 1991, no 10 de Junho, morreu o meu avô Zé Maria. Eu tinha 10 anos.

Não me recordo do dia em que morreu a minha avó Júlia. Era demasiado pequena. O primeiro velório e funeral a que assisti na vida foi o do patriarca desta família. E era tanto o patriarca, que nos cunhou e deixou testamento moral.

 

Recordo que a filatelia e a numismática me foram apresentadas por ele. Costumava brincar empoleirada ao seu colo, pegando numa pinça e num pequeno plástico autocolante com que catalogávamos os selos, ou então a devorar caderninhos sobre os graus de estado das moedas, da patina e da sujidade. No escritório tinha um barómetro que nunca esquecerei. Tinha um boneco de um jogador do Sporting a fazer de pisa-papéis, feito pelo meu primo. Ainda me lembro das colchas que estavam no antigo quarto da minha mãe e do meu ar de nojo quando me obrigavam a beber chá. Foi ele que introduziu o bolo de chocolate com nozes na minha vida. Era um cozinheiro talentoso e ainda hoje nunca comi um arroz de polvo como aquele que ele preparava para mim e para o meu irmão.

 

Era uma pessoa dura. Profissionalmente realizado e exigente, competente e respeitado. Pessoalmente, a idade e a doença tornaram-no ternurento e afectuoso. E apesar de tudo, ou por causa de tudo, era a referência da família. Nada voltou a ser como dantes e nada voltará a sê-lo. Mas ficou tanto por dizer, que às vezes espero que as minhas palavras lhe cheguem, nem que seja na minha cabeça ou na minha imaginação.

publicado por Vita C às 20:18

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11

14
15
16
17
18
19

20
21
23
25

27
29


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Visitantes
Por aqui
online
blogs SAPO