espaço de mau feitio, alguma reflexão, música e outras panóplias coloridas

15
Nov 09

Temos a selecção. Temos os tapetes de Arraiolos e o leite dos Açores, a ginja de Óbidos e as tripas lá do Porto. E somos incapazes de nos comportar civilizadamente num Ikea.

Dos famosos lápis que disponibilizam, aos catálogos de empréstimo, toda a cultura Ikea é voltada para a autonomia. O cliente anota o que quer, a referência correspondente, a localização respectiva, um ou outro pormenor adicional, e está pronto a passar na linha de caixas e ir para casa  - dar umas marteladas no dedo, se for desajeitado, ou efectivamente a seguir umas instruções simples e que incentivam, lá está, a autonomia. Se for esperto, o cliente Ikea não sai da loja sem fazer o abastecimento de Daims.

 

 

Mas Portugal é tudo menos um país do norte europeu. Não ter um empregado atrás de nós quando temos milhentas dúvidas e não estamos para ler os folhetos que existem em todos (sim, todos!) os artigos é algo bastante diferentes do que estamos habituados. Termos embalagens planas e relativamente fáceis de transportar inibem a tradição do "ah, mas não levam a casa? então e quem é que monta isto?". Somos um povo que gosta de ser apaparicado nas lojas. Passadeiras vermelhas são o nosso prato preferido, e sobretudo, não temos mentalidade de fazermos nós as nossas coisas se os outros podem fazer por nós. Há um preço? Sim, há, e não me refiro apenas ao preço do transporte e montagem. Enquanto continuarmos com uma mentalidade de meter na sacola catálogos de empréstimo, não merecemos o Ikea. Preferimos mandar fazer a esforçarmo-nos com umas marteladas. Afinal, somos uns coitadinhos, onde já se viu uma loja não fazer tudo pelo cliente, em vez disso tentam educá-lo! Onde é que isto pára! Não é só não merecermos o Ikea. Aliás, merecemos a selecção nacional. E o Sócrates. E o Paulo Portas.

Só continuamos a merecer Daims porque enfim, acho que uma preciosidade destas não se nega a ninguém. Nem aos portugueses.
 

publicado por Vita C às 00:14

Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

16
17
19
20

23
26
27
28

29


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

30 seguidores

pesquisar neste blog
 
blogs SAPO